terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

No Brasil já é oficialmente Carnaval. Aqui em Varanasi temos o Dhrupad Mela, exatamente nos mesmos quatro dias.
Trata-se de um grande festival de música, com importantes artistas do país.
A cidade encheu-se de turistas e eu, taurina que sou, confesso que fiquei um pouco enciumada.
- Haverá música a partir de sete da noite, seguindo até de manhã - contaram-me.
Nasci velha, é verdade. E pensar em qualquer evento grande, cheio de gente e que entre noite adentro me dá um certo pavor. Mas é Índia. É Varanasi. Eu tinha que conferir.
Cheguei ao local do festival: uma tenda grande com palco e cadeiras. A plateia toda sentadinha, escutando música clássica indiana. "Então é isso o grande evento de música, logo em um país tão cheio de gente?" - estranhei, sentindo-me aliviada.
Ao lado da tenda principal havia umas barraquinhas de comidas, onde comprei uma porção de momos, bolinhos nepalenses correspondentes ao jiaozi chinês. Estavam tão apimentados que me fizeram espirrar a noite inteira.
Quando voltei ao meu lugar, já não conseguia ficar parada. Tive que me levantar novamente e dar uma volta. Acabei comprando um livro de híndi e assistindo ao show lá do fundo, em pé.
Havia um cantor incrível. E a música era tão diferente da nossa.
E depois resolvi ir embora cedo, como faço até nos carnavais. Sou muito diurna para a noite. E acho que nasci mesmo velha.
- E eu que imaginava um show enorme, com todo mundo em pé dançando... - comentei com um amigo.
- É. Assim é bem mais profundo - ele respondeu.
- Não é mais profundo, é apenas diferente.
No Brasil já é oficialmente Carnaval.
Aqui também. Apenas diferente.

Nenhum comentário: