segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"É bom olhar pra trás..."

"... e admirar a vida que soubemos fazer..."



O meu amigo Eduardo Sartorato propôs o seguinte joguinho: relembrar o que você fazia em um passado próximo e em um passado nem tão próximo assim. Peguei as agendas antigas que estavam guardadas no armário e resolvi entrar no jogo. Descobri que o blog, mais que as agendas, ajudam a recordar o que se passava em minha vida a cada época. Infelizmente é um registro recente. Enfim, vamos ao jogo:

1 semana atrás (janeiro de 2010): Ipanema, almoço no Delírio Tropical, praia com livro da série "Encontros", sobre a Nise da Silveira e, em seguida, chegada da Carol. Mar brabo, chuveirada, volta no metrô concentrada no livro. Chuva à noite, eu deslumbrada com Nise da Silveira, sobre a qual continuei devorando os livros que tenho durante o resto da semana.

1 mês atrás (dezembro de 2009): Montagem de final de semestre, com a peça "Anjo Negro", de Nelson Rodrigues, que apresentamos durante quatro dias. Ao fim de tudo, descanso do desgaste físico e emocional. Férias merecidas ao lado dos amigos. Árvore de Natal com doces na parede, Natal com família carioca, pintura em portas dos outros, Terra Encantada, praia, comidinha de mães substitutas e Ano Novo em São Carlos, com reunião familiar.

6 meses atrás (julho de 2009): Passei uma semana de férias em Goiânia, o apartamento já quase desmontado por causa da mudança para a casa nova. Clube da Luluzinha, comidinhas, pamonha. Sempre estranho voltar para a cidade onde passei grande parte da minha vida.

1 ano atrás (janeiro de 2009): Visita dos meus amigos Nel, Júlia e Fernando. Nel veio, por minha sugestão, fazer o mergulho teatral na CAL e resolveu ficar. Primeiro amigo que consegui trazer para o Rio, depois de anos tentando convencer meus amigos a morarem aqui. Mudança definitiva para o apartamento das meninas, casa com caixas espalhadas pela sala. Período confuso, mas que deu início às melhores coisas que conquistei nesta cidade: laços e liberdade.

2 anos e meio atrás (julho de 2007): Comecei o mês na China, onde fui participar das filmagens de "Destino". Viagem incrível, com paisagens deslumbrantes, comidas maravilhosas e esse sentido especial que o país tem em minha vida, de remontar minhas origens. Volta ao Brasil e em seguida ida a Goiânia, animada para mostrar as fotos, contar os fatos, distribuir os presentes. Nesta época ainda estava no mestrado em Comunicação, na UERJ, que defendi em maio do ano seguinte.

5 anos atrás (janeiro de 2005): Ainda morava em Goiânia, cursava meu último ano de faculdade e dava aulas de Inglês na Hoffmann House. Planejava o mestrado e, a essa altura, a vida universitária já começava a me cansar, apesar de ter sido o período mais feliz da minha vida. Tinha ao meu lado pessoas super especiais, incluindo aquelas amigas que continuam próximas como se morassem na casa ao lado. A faculdade de jornalismo foi divertidíssima, com coxinhas e sucos de cupuaçu na FAV, brigas com a Mulherzinha, grupinho de estudos de filosofia, saraus, Bar Rio.

10 anos atrás (janeiro de 2000): Nessa época eu voltava do meu intercâmbio estudantil em West Virginia, nos Estados Unidos. Reencontro e readaptação. Volta ao Colégio Dinâmico, desta vez com outra turma. Ano de vestibular.

Enfim, adorei a proposta do Eduardo. Se alguém mais se dispuser a entrar no jogo, posso dizer que é muito interessante... Esses dez anos estão guardados na minha memória como um passado tão recente, olhando assim para trás de repente a gente se dá conta do quão rápida é a vida. E olhando assim eu tenho essa certeza, essa plena certeza do quanto sou feliz e de como a vida vale a pena.

3 comentários:

Eduardo Sartorato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Sartorato disse...

Foi rápida, hein Lian?? rsrs... achei muito legal você ter topado participar. É interessante você se imaginar há 5 ou 10 anos, e tentar descobrir o que pensaria se tivesse acesso a estas informações naquela época!! beijão!!

Anônimo disse...

Adorei a ideia da retrospectiva. É bom para avaliar e que fizemos e o que queremos daqui pra frente. =)