segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carta à amiga

Júlia,

Eu hoje te daria um abraço de aniversário e de saudades, não fosse a distância que se interpõe por mais dois dias, quando então poderemos rir juntas e ter daquelas longas conversas sem pausas de duas amigas tagarelas que tanto têm a dizer.


Mas o que eu queria mesmo te falar é que é tão bom que você exista na minha vida, porque sua presença ou ausência (também tão presente) faz com que eu me sinta menos só no mundo. Não falo a respeito de companhia, mas de comunhão. Com você eu tenho a certeza de que existe alguém que compartilha comigo esse modo de ser e de ver a vida que às vezes faz com que eu me sinta um bicho do mato. Gosto da sua velocidade máxima de vinte páginas por hora, gosto que tenha alguém com quem o tempo possa parar. E gosto de você, sobretudo, porque você não veio ao mundo para conquistar territórios, mas para olhar a paisagem e sentir os sabores. Isso é o que nos faz irmãs de alma.

Muita vontade de estar ao seu lado. Ando cansada dessa gente toda que tem sede de sucesso. Cansada dessa gente que está sempre à procura de algo inalcançável. Cansada da pressa do mundo. Cansada.

Bom é ter a sua companhia para pintar quadros, fazer curso de crochê em barbante, criar teorias, viajar, tomar banho de cachoeira. Bom é fingirmos que somos bichinhos na piscina e brincarmos de fazer sons estranhos debaixo d'água. Bom é sonharmos com o mundo em que queremos viver, planejarmos tratados e revoluções. Bom é passar horas fazendo estrelinhas de origami com você. Que bom que sou sua amiga!

Vamos realizar nossos planos? Vamos juntas para a China, Machu Picchu e Grécia? Vamos mudar o mundo e instituir o ócio criativo? Vamos trabalhar um dia fazendo crepe em Paris, no outro pintando quadro na República Tcheca e no outro dando aulas para crianças? Vamos abrir lojinha de artesanato em Pirenópolis? Vamos criar um novo calendário, com novos deuses e feriados? Vamos criar um jornal fictício?

Meu desejo para seu aniversário é que todos seus sonhos se realizem, pois sei que, se o mundo for à imagem e semelhança de seus sonhos, então ele será belo e justo, e é nesse mundo que eu quero viver.

Lian




7 comentários:

Erika disse...

Que linda homenagem. Parabéns, Júlia!!! Muitas felicidades no seu niver!
E adorei seu ideal de vida. É o meu tb! Beijinhos!

Julia Lemos disse...

Lian, minha amiga linda, não existe presente maior que ler essa carta tão singela e tão forte. A sua amizade e a vivência dela é um dos maiores presentes que ganho todos os dias. te amooo!

Julia Lemos disse...

Obrigada Erika!! depois vamos combinar de se reunir! beijos!

Alice disse...

primeiro... parabéns júlia. desejo o mesmo pra vc!!!!!
Lian... que maravilhoso uma amizade assim. Além das vivências, os sonhos, os planos. Tão bom aproveitar a vida sem pressa, mas com a certeza de que tudo é mutável e ninguém conhece o dia de amanhã. Quão necessário aproveitar o dia, a vida, as amizades, um dia de cada vez, da melhor forma possível, pra que valha a pena, porque é impossível voltar e começar de novo. Desejo a você (e a Ju) que todos esses sonhos se realizem, e que vcs possam juntas desfrutá-los com a alegria, construindo justiça e paz. O sucesso é tão passageiro como o tempo. É detalhe... como a chuva ou o sol, que de repente nos presenteia.
Que a gente possa se conhecer mais e mais todos os dias, porque, cá entre nós, tô doida pra aprender com vcs... até a arte do crochê.
Beijo amiga!!!!

Nádia Baldi disse...

Linda carta! Amigos são realmente os irmãos que a gente escolhe...Sem palavras...eu que sou de "fora", não conheço nenhuma das duas...passei aqui através de um amigo em comum (GU) e me deliciei e me emocionei com um belissimo texto! Parabéns Lian.
ps. Felicidades à Júlia pelo aniversário e por ter uma amiga como Lian ao seu lado!

Maria Cristina disse...

ah, só não fico com muuuito ciúme porque é a Júlia, ela merece hehehe preciso pegar um pouco dessa leveza com vcs... rs

Voltei a escrever: mariacristinafurtado.blogspot.com

bjooss

Dani Barbosa disse...

Um texto para tocar a alma daqueles que sabem o valor das amizades verdadeiras.
Parabéns as duas por essa amizade tão bonita e a vc Lian por encantar por meio de palavras.