quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Expressões inventadas e reinventadas

HOMEM DE DANÇA DE SALÃO

Esse termo designa um tipo específico de homem: homens bregas, com calça de cintura até o peito e camisa para dentro, perfume forte por cima do cheiro de suor e mau hálito. A expressão surgiu a partir das minhas tentativas de fazer aulas de dança de salão, com rápida desistência, porque tinha que ter muita proximidade com o tal tipo de homem. Desde então, qualquer homem que se enquadre nesse estilo virou "homem de dança de salão".


CHATO QUE PASSA MAL

Você já reparou que, em um passeio ou viagem, é sempre a pessoa mais chata do grupo que passa mal? Pois é.


MIAR

Havíamos combinado um passeio pela manhã, quando, na noite anterior, nosso amigo Nel anuncia: "Gente, amanhã de manhã vou miar". Bem mais tarde ele explicou que "miar" significa "dar para trás", mas até lá eu já havia interpretado a expressão à minha maneira e, quer saber? Acho que fez muito mais sentido. Minha linha de pensamento foi: Gatos miam. Gatos são dorminhocos e preguiçosos. Logo, "miar" significa ficar curtindo preguiça. Bem melhor, né?

4 comentários:

Maria Cristina disse...

esqueceu o plasmar, hunf!

Lian Tai disse...

Maria Cristinaaa!! Vou ter que relembrar todas as suas expressões de desenho animado e depois escrever um post só com elas!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você é muito espirituosa! tenho dado boas risadas!